4 de jun de 2013

Mudanças de Centésimo Grau

Olá, amigos leitores, e, como o título pode denunciar, este é o 100º post deste blog, que está na internet há quase 2,5 anos. Antes de tudo, eu gostaria de agradecer-lhes por todas as visualizações e críticas que me mandaram, especialmente às de um amigo, Rafael, que me fizeram repensar um pouco sobre a minha maneira de pôr as ideias neste blog. Confesso que não sei se esse aspecto melhorou muito, mas é exatamente por isso que continuou a contar com as críticas de todos vocês.

Também confesso que não esperava que o meu blog fosse durar tanto tempo. Quando comecei, o fiz com aquele sistema de posts apenas em dias terminados em 1, e pensei em fechar o blog quando não tivesse mais inspiração ou textos prontos. Felizmente (ou infelizmente), reconsiderei essa posição e consegui chegar a 100 posts de blog, com alguns sucessos inesperados (como o do meu primeiro post, Tese sobre o Bullying), outros planejados (como em Halloween, Saci e Anti-Americanismo) e alguns fracassos inesperados, como em Hipocrisias Ambientais parte 1, "série" esta que nunca continuei.

Entretanto, não venho aqui para fazer o balanço de 100 posts, pois isto nos tomaria muito tempo. O que venho fazer aqui (e mais uma vez meu título me denuncia) é avisá-los sobre algumas mudanças que pretendo implementar no blog a partir de 4 de Fevereiro de 2014, que é o dia em que este blog fará 3 anos.

A primeira, mas talvez menos importante, é que alguns dos meus posts ganharão também uma versão em áudio. Explico: Aproveitando-me do fato de ter adquirido um microfone para PC e sabendo que um grande problema dos meus posts é estes serem, por vezes, longos demais, decidi gravar alguns em podcast, para que o leitor que for menos leitor possa ter acesso a eles como ouvinte.

Com isso, e para evitar que eu não saiba quantas vezes cada post meu foi lido, esses textos também gravados terão o famoso "Leia Mais". Ou seja, para ler um post na íntegra e ter acesso ao áudio, será preciso clicar no próprio post, não sendo mais possível, portanto, lê-los direto no blog.

Peço, porém, alguma paciência dos meus leitores para com meus áudios, pois ainda sou novato nisso, tendo gravado apenas 3 podcast amadores (deixo o link no fim do post), o que significa que ainda preciso de prática nisto.

Mas isso não é tudo. Além do podcast, anuncio outras duas mudanças.

A primeira delas é que, no dia do 3º Aniversário do blog, morrerá "O Homem e a Crítica" e, por consequência, o famoso adtantumargumentandum.blogspot.com.br. Isso se dará porque mudarei de servidor, passando do velho e pouco funcional Blogger (e percebi isto quando quis implementar algo inovador após o segundo aniversário do blog) ao também velho, mas mais funcional, WordPress.

O leitor, então, pode me perguntar: "Ora, mas por que acabar com 'O Homem e a Crítica'? Meu velho, é só você colocar o mesmo endereço e o mesmo nome no WordPress. Não precisa acabar com a magia do blog."

O detalhe, amigo leitor, é que, mesmo depois de dois anos, ainda recebo vossas reclamações sobre a vagueza do nome do blog e sobre o quão difícil é o endereço supracitado. Decidi, então, aproveitar o ensejo e já mudar nome e endereço ao mudar de plataforma.

Acontece que, desta vez, decidi fazer algo diferente. Ao invés de eu mesmo criar, aleatoriamente, outro nome vago e outro endereço difícil, quero deixar essa tarefa aos meus amigos leitores. Sim, leitor, é a sua vez. Que nome você deseja para o novo blog? E que endereço da web vamos pôr? Acha que os dois devem ser iguais? Mandem suas sugestões, e eu as ouvirei. As únicas que não serão contadas serão derivações do atual nome do blog, pois isso seria troca de 6 por meia dúzia, e as que tiverem algum tipo de obscenidade, por razões óbvias.

Enfim, voltando às novidades, a segunda será que, quando o novo blog começar, teremos, desde o começo, o sistema de tags, ou seja, todos os posts serão divididos em assuntos, o que significa que é muito provável que eu reposte algum post de "O Homem e a Crítica" lá para criar a tag correspondente  a algum assunto que for abordar futuramente. Haverá, também, um espaço só para os podcasts, visto que não os farei apenas em função do blog, mas também quando tiver inspiração ou vontade.

Bom, é isso. Espero suas sugestões para o novo blog, ainda sem nome nem endereço, só com plataforma definida, agradeço-lhes mais uma vez pelo apoio que me foi dado, peço desculpas caso o texto tenha ficado um tanto desconexo em certas partes e mando-lhes meu forte abraço.

Sugestões (que vão ser postas em uma enquete depois para os leitores escolherem):

1- Nome do blog: Tartaruga Democrática
    Endereço: tartaruganinja.wordpress.com

2- Nome do blog: Filodoxia e Filologia
    Endereço: filodoxiaefilologia.wordpress.com

3- Nome do blog: Memórias de um Troll
    Endereço: memoriasdeumtroll.wordpress.com

4- Nome do blog: Apoliticamente Incorreto
    Endereço: apoliticamenteincorreto.wordpress.com

5- Nome do blog: A Filodoxia da Vida
    Endereço: www.afilodoxiadavida.wordpress.com

6- Nome do blog: Memórias Zoeiras
    Endereço: www.memoriaszoeiras.wordpress.com

7- Nome do blog: Octagon (Octa + Agon)
    Endereço: www.octagon.wordpress.com

Links:

Um comentário: